30/04/2013

A LUTA DOS MÁRTIRES DE CHICAGO

Em 1886, havia nos E.U.A. um movimento operário inspirado na ação direta e animado por anarcossindicalistas e sindicalistas revolucionários e tinha como lema ''um prejuízo causado a uma pessoa faz mal a tod@s'' e considerava a solidariedade entre as pessoas que trabalhavam a sua arma. Agrupava nas suas fileiras imigrantes, operári@s industriais, de comércio e serviços, camponesas e desempregad@s. Em suma as pessoas oprimidas e exploradas, menos resignadas com a sua condição de escravas assalariadas. Não militavam no seu seio carreiristas e candidatos a burocratas sindicais com aspirações politicopartidárias.
Estas pessoas lutavam pela sua dignificação material e pessoal, pelas oito horas de trabalho (trabalhavam doze horas por dia) e contra a exploração patronal.
Na sequência de um intenso período de luta, os operários marcaram uma greve revolucionária em que participaram muitos milhares de pessoas trabalhadoras tanto na greve ativa como em ações de rua.
Em Chicago durante uma manifestação foi lançada uma bomba por pessoas desconhecidas para o meio da polícia e esta acusou os organizadores da manifestação: Schwab, Parsons, Spies, Neeb, Lingg, Fosher, Engel e Fielden, todos eles anarquistas.
Apesar de inocentes, um tribunal da polícia julgou e condenou estes sindicalistas à morte por enforcamento, sem quaisquer provas. Apenas três viram comutadas as penas em prisão. Estes companheiros foram enforcados tendo reclamado a sua inocência até à hora da morte.
Realizaram-se em todo o mundo manifestações de repúdio por esta atitude, inclusive em Portugal. Estes acontecimentos deram origem mais tarde ao 1º de Maio.
Hoje a luta prossegue tendo por objetivo a emancipação das classes injustiçadas e marginalizadas da população mantida na submissão, miséria, exploração e ignorância pelos mesmos de sempre: Estado, patrões, líderes políticopartidários e religiosos. Só a luta organizada das pessoas trabalhadoras em conjunto com as demais pode mudar a situação.

ORGANIZA-TE E LUTA CONTRA O SISTEMA CAPITALISTA, NA SUA FASE DEMOCRÁTICA NEOLIBERAL!
  
    

Sem comentários:

Enviar um comentário